Teatro em Movimento celebra 20 anos com indicações ao 15º Prêmio APTR de Teatro e presença no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza

cartaz_ato_v01.jpg

O projeto Teatro em Movimento, idealizado por Tatyana Rubim e realizado pela Rubim Produções, celebra 20 anos em 2021, conquistando importantes reconhecimentos. A plataforma online, Teatro EmMovDigital, foi indicada ao 15º Prêmio APTR de Teatro, na categoria Especial, pela qualidade e diversidade dos trabalhos apresentados nas plataformas digitais. A Rubim Produções também está indicada ao Prêmio APTR na Categoria Espetáculo Adaptado Editado, com “Farol de Neblina”, websérie de quatro episódios, adaptada do espetáculo teatral Neblina. Outro motivo para comemorar é a seleção para 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza de “Ato”, evolução do cine-teatro homônimo, construído por meio do projeto Teatro EmMov Digital, da Rubim Produções, com direção de Bárbara Paz.

“Receber as indicações no 15º Prêmio APTR de Teatro e ter uma de nossas produções, “Ato”, no   Festival de Veneza representa, neste momento tão adverso mundialmente, a força da arte e da cultura. Mostra a nossa capacidade, enquanto profissionais de teatro e audiovisual, em nos adaptar para continuar oferecendo ao público o nosso olhar e nosso trabalho no que sabemos fazer de melhor, que é a entrega de entretenimento com cuidado, com responsabilidade, com técnica e com afeto”,  destaca Tatyana Rubim.

 

Teatro EmMovDigital

Em função da pandemia, o projeto Teatro em Movimento foi reconstruído com agilidade, sendo pioneiro na adaptação e inovação nos conteúdos propostos. A programação do projeto, intitulado a Teatro EmMovDigital, foi adaptada ao ambiente digital em 2020, sendo dividida em três eixos: curso de formação em Teatro Digital (pioneiro no Brasil) com coordenação pedagógica da Professora da UFMG, Mariana Muniz; a Websérie #Quarentemas, com a participação de 20 artistas mineiros convidados, que gravaram de suas casas, com direção geral de Inês Peixoto, idealização e coordenação de produção de Tatyana Rubim, premissas dramatúrgicas de Vinicius Calderoni, direção de Gilberto Scarpa, direção de arte de Márcio Medina, montagem e finalização de Eder Santos e Barão Fonseca - Trem Chic, trilha sonora de Tatta Spalla, mixagem e master da trilha sonora de Fernando Oliveira,  direção de som, mixagem e masterização de Alexandre Martins – Rec Studio, e produção: da Rubim Produções. As 20 trilhas inéditas criadas exclusivamente para websérie foram lançadas e estão disponíveis no Spotify. O Teatro EmMovDigital gerou 23 repertórios inéditos, sendo 20 episódios de #Quarentemas e três montagens mais complexas, que demandaram uma maior investigação do formato digital pela equipe, sendo eles os espetáculos virtuais “Ítaca 365, apto 23” com direção e atuação de Cacá Carvalho; o cine-teatro “Ato”, com direção de Bárbara Paz, e a peça jogo “(Des)memória”, com direção de Yara de Novaes. O trabalho do projeto também gerou seis lives sobre os processos.  

Em 11 meses de desenvolvimento e realização, o Teatro EmMovDigital, gerou  mais de 136 postos de trabalhados, ativando a rede criativa na capital e em municípios do interior de Minas. É importante destacar que o projeto foi além de um alento psicológico e formacional para o público, sendo também um aporte financeiro para profissionais do setor cultural, que passa por grande impacto nesta pandemia. 

 

O Teatro EmMov Digital conta com os patrocínios da Cemig, do Instituto Unimed-BH e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Projeto Neblina

A Rubim Produções recebeu também a indicação do 15º Prêmio APTR de Teatro na Categoria Espetáculo Adaptado Editado, por “Farol de Neblina”, websérie adaptada do espetáculo teatral Neblina, que foi apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte - CCBB BH - nos meses de janeiro e fevereiro de 2020. A previsão era a montagem circular por outras capitais brasileiras, mas as temporadas foram adiadas devido à pandemia, e ganhou novo formato. O projeto original e adaptado foi idealizado Tatyana Rubim e pelo ator Leonardo Fernandes, que também atua nas duas montagens ao lado da atriz Fafá Rennó. Yara de Novaes assina a direção da peça e, na websérie, juntou-se a ela a cineasta Clarissa Campolina. O texto inédito é de Sérgio Roveri. O roteiro combina elementos de suspense e thriller psicológico e mostra o misterioso encontro de um casal, Diego e Sofia, em uma casa sem vizinhos ao longo de uma noite fria e encoberta pela neblina. 

Além disso, o projeto contempla 10 poadcasts, que apresenta ao público diálogos com renomados profissionais do setor artístico sobre assuntos relacionados aos bastidores de uma produção teatral e de uma websérie. Cinco lives também foram realizadas sobre o processo de adaptação. O projeto Neblina, atualmente, encontra-se em transição oposta, do digital para o presencial, cumprindo temporada presencial no CCBB-RJ até o dia 12 de setembro de 2021,  totalizando 20 apresentações.  O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, o Banco do Brasil apresenta e patrocina e a Livelo co-patrocina a websérie, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O 15° Prêmio APTR de Teatro vai acontecer na próxima quinta-feira, 19 de agosto, às 20h, pelas redes e canal youtube da APTR. Nesta edição foram recebidas 140 inscrições de todo o Brasil. O júri selecionou 5 indicados em cada uma das 6 categorias, mas há exceções com 6 escolhidos. Mais informações no Instagram @aptroficial

Festival de Veneza

Ao completar 20 anos, o Teatro em Movimento também comemora  a seleção para 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza de “Ato”, evolução do cine-teatro homônimo , construído por meio do projeto Teatro EmMov Digital, da Rubim Produções, com direção de Bárbara Paz. Gravado em Ouro Preto/MG, a montagem que traz no elenco o ator mineiro Eduardo Moreira e a atriz Alessandra Maestrini, integra a seleção Orizzonti Short Films, numa co-produçao da Rubim e BP filmes .e será exibido no festival no dia 10 de setembro de 2021. O trabalho “Ato” teve início a partir de uma imersão com o artista multimidiático Matías Umpierrez, especialista em teatro digital, referência mundial pelo trabalho criado a partir de teatro, vídeo e intervenções urbanas.

 

SOBRE A RUBIM PRODUÇÕES E O TEATRO EM MOVIMENTO

 

A Rubim Produções é uma produtora que atua no mercado brasileiro, desde 2000, como produtora de eventos culturais e corporativos. Tem expertise na gestão cultural d eprojetos de diversas linguagens mas se destaca nas artes cênicas. Possui busca constante por inovações. Na área da cultura, é especializada em artes cênicas, tendo como carro-chefe o Festival Teatro em Movimento, que está em sua 20ª edição - contabilizando 261 repertórios, que somam mais de 757 apresentações, envolvendo cerca de 830 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 391.428 mil pessoas-; e o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil (2020), sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, do audiovisual e dos games; ambos idealizado por sua diretora Tatyana Rubim. Também trabalha com projetos que visam a descentralização cultura, a circulação de espetáculos e a formação no setor. Seus resultados  e relações interagem com o ambiente nacional e internacional, também por meio do audiovisual e da literatura. Ao longo de sua trajetória,  manteve um repertório diversificado em produções artísticas. Produziu filmes, shows, festivais (gastronômicos, literários e de cinema), montagem e circulação operística, além de exposições. 

 

Informações:

@teatroemmovimento 

@rubimproducoes

www.teatroemmovimento.com.br

 

 

Informações para a imprensa:

Luz Comunicação - @luz.comunica

Jozane Faleiro - 31 992046367 - jozane@luzcomunicacao.com.br