top of page
Sarará está na Virada Cultural de BH, no Parque Municipal

Uma das parcerias da Virada Cultural 2016 de BH se configura no “Sarará na Virada”, que vai ocupar o Parque Municipal nos dias 9 e 10 de julho, em 24 horas de programação ininterrupta, a partir das 19h de sábado. Lenine, Sandra de Sá e Baianas Ozadas são as grandes atrações do espaço, que chega com a intenção de ser o mais concorrido desta edição do evento.

 

O Sarará na Virada surgiu a partir de um convite da Virada Cultural ao Festival Sarará idealizado, em 2014, pela produtora Macaco Prego Arte e Cultura, das sócias Carolina de Amar e Isabella Magalhães. O Festival ocorre anualmente e foi criado para celebrar a Consciência Negra. Essa é a primeira vez que uma produtora é convidada a levar um projeto para dentro da Virada.  “Montamos uma  programação que representa bem o DNA do projeto Sarará, com shows que mostram a brasilidade em suas variadas formas. Do axé ao MPB, do clássico à música pernambucana e à nova cena autoral de Belo Horizonte, a diversidade estará representada no palco. Dessa forma, compartilhamos a proposta da Virada, que é reunir atrações que têm a ver com a mistura e com o respeito à pluralidade da cidade. Como uma mostra do Festival que acontecerá em novembro, o “Sarará na Virada” propõe um roteiro para envolver pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias, sem perder o viés de incentivo da mudança, da busca por uma sociedade com mais respeito e igualdade”, explica Isabella Magalhães.

 

Programação - Sarará na Virada

 

No meio de toda a natureza e a beleza do Parque Municipal, o conjunto de atrações pensadas para o local é imperdível para quem gosta de assumir – e curtir – suas raízes brasileiras.

 

Lenine – 10 de julho - domingo, 19h

O pernambucano é uma das maiores atrações da quarta edição da Virada e vai tocar sucessos de uma vida inteira junto com o repertório de seu álbum mais recente, Carbono,  considerado pela crítica como um dos pontos altos da discografia do artista. Com direção musical de Lenine, o roteiro do show é composto por todas as onze faixas do disco - como “Castanho” (Lenine/Carlos Posada), “Simples assim” (Lenine/Dudu Falcão) e “Cupim de ferro” (Lenine/Nação Zumbi), entremeadas por músicas de sua carreira dotadas de imprescindível química sonora com o repertório atual.  A viagem passa por Olho de Peixe, Na Pressão, O Dia em Que Faremos Contato e Labiata, entre outros, voltando sempre ao elementar Carbono.

 

Produtores do disco ao lado de Lenine, Bruno Giorgi (bandolim, guitarra, efeitos e vocais) e JR Tostoi (guitarra e vocais), juntam-se a Guila (baixo, synth e vocais) e Pantico Rocha (bateria e vocais), formando o “núcleo duro” de Carbono. O time confere ao show uma atmosfera mais roqueira, em alguns momentos; mas tão híbrida quanto a do disco do qual participam Nação Zumbi, Orkestra Rumpilezz, Martin Fondse Orchestra (Amsterdam), instrumentistas como Carlos Malta, Marcos Suzano, Ricardo Vignini, entre tantos.

 

“Solene, terreno, imenso” - o elemento carbono é destaque no cenário concebido pela designer Natália Lana e pelo light designer Robson de Cassia, a cargo também da iluminação. Lâmpadas abastecidas por energia solar e pneus reciclados compõem a cena, em sintonia com o projeto de redução do impacto ambiental da turnê, que também envolve o plantio de árvores para neutralização das emissões de CO2. 

 

Link para baixar fotos de Lenine: http://www.lenine.com.br/downloads/

 

Sandra de Sá – 10 de julho - domingo, 1h30

Dona de uma personalidade marcante e um timbre de voz singular, Sandra de Sá traz para o “Sarará na Virada” canções que se tornaram verdadeiros hits da música brasileira e que fazem parte da sua identidade como também contam um pouco da realidade vivida com uma visão alegre e otimista, como Bye bye tristeza, Solidão, Olhos coloridos (cujo refrão refrão inspirou o nome do Festival Sarará) , Joga Fora e muitos outros.   Além disso , o público confere canções do seu mais recente álbum, “Lado B”, comemorativo de seus 35 ano de uma carreira vitoriosa. Trata-se do 18º disco da Rainha do Soul Brasileiro e conta com músicas que passaram despercebidas em álbuns anteriores da cantora. Produzido pela própria Sandra de Sá, o disco foi gravado com intervenções de Buchecha, Dennis DJ,  DJ Detonna, Melanina Carioca, Revelação e Thiaguinho.

 

Site: www.sandradesa.com.br

 

Baianas Ozadas – 10 de julho - domingo, 14h30

 

Criada para ser uma representação em menor escala do bloco Baiana Ozadas,  idealizado no Carnaval de 2012, a banda do bloco preserva a mesma energia que contagia o público durante o Carnaval de Belo Horizonte. No palco, estão os vocalistas Geo Cardoso e Heleno Augusto, Conde Nogueira (guitarra), Rodrigo “Boi” Magalhães (baixo) e bateria formada por Daniel Melão (timbau), Maurílio Badá (caixa e timbau), Laiza Lamara (repique), King Divera (surdos de fundo), Débora Mendes e Cris Gil (surdos de dobras), sob a regência de Peu Cardoso (repique). No repertório musical, sucessos do cancioneiro baiano de diversas gerações, desde Dorival Caymmi e Riachão, passando por Caetano Veloso e Gilberto Gil, dos blocos afro como Ilê Aiyê e Olodum até grandes nomes da dita “Axé Music” que vão de Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Bamdamel, Cheiro de Amor, Timbalada, entre outros perpassando por sucessos que marcaram a música baiana entre as décadas de 70 a 90, o que é chamado na Bahia de “axé das antiga”.

 

Música “Vamos Baianas”: https://youtu.be/JVSHOpg_6Hc

Fanpage: https://www.facebook.com/baianasozadas

 

 

SERVIÇO:

“Sarará na Virada”

Local: Parque Municipal - Avenida Afonso Pena S/N, Centro, Belo Horizonte

Data/Horário: 9 e 10 de julho - a partir das 19h de sábado, até às 19h de domingo

Com diversas atrações culturais durante 24 horas de programação ininterruptas.

Informações:

Página do evento no Facebook: http://bit.ly/292cEbA

Página oficial da Virada Cultural: https://www.facebook.com/viradaculturalBH/

 

 

Informações para a imprensa “Sarará na Virada”

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro - 31 35676714 / 31 992046367 -

jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Leticia Bessa - 31 997932491 - assessoria@jozanefaleiro.com

 

Macaco Prego

A Macaco Prego Arte e Cultura foi fundada em 2011 pelas sócias Carolina de Amar e Isabella Magalhães. Atua com a produção executiva e a promoção de eventos em Belo Horizonte, nos ramos de gastronomia, cultura, festas e shows. Com mais de 20 eventos produzidos anualmente, a produtora soma público de 250 mil pessoas. No ramo da cultura, a Macaco Prego ganha força e reconhecimento trazendo para a capital mineira a diversidade por meio de grandes artistas da música brasileira como Criolo, Gabriel O Pensador, Sandra de Sá, Jorge BenJor, Seu Jorge e Emicida, além de fomentar a cultura e a cena belo-horizontinas, dando destaque a grupos como o Black Sonora e bandas dos blocos do ascendente carnaval de rua da cidade: Baianas Ozadas, Então, brilha! e Juventude Bronzeada. Na produção de festas, a empresa é notabilizada pelo sucesso do Baile do Mercado, que comemorou 4 anos em maio de 2016, atingindo o público do funk carioca e do hip-hop. Um grande marco para a empresa foi a produção do #SouMinasGerais, evento realizado em parceria com Caetano Veloso, Jota Quest e Criolo na esplanada do Mineirão, em prol das vítimas do crime ambiental de Mariana – MG, em dezembro de 2015, com público de 10 mil pessoas. A gastronomia foi o ramo mais recente no qual a produtora se introduziu, ganhando destaque em eventos como Existe muito amor em BH, Festival Sarará no Parque das Mangabeiras, Jângalove no Parque das Mangabeiras e a primeira edição do Mineirão Gastrô, que reuniu 20 mil pessoas.

bottom of page